Publicidade

Três décadas de uma conquista memorável

Não é apenas sobre a história de uma conquista. É sobre uma conquista memorável. A conquista do nosso primeiro título brasileiro, materializada na vitória diante de mais de 60 mil baianos, na noite de 11 de julho de 1992. Ela foi um marco histórico. Foi a partir dela que o Brasil começou a conhecer, e a reconhecer, o Paraná Clube como uma nova força que surgia no sul do país. A força de um clube que nasceu gigante, fruto da união de Colorado e Pinheiros. E lá se vão 30 anos. Três décadas que ficaram eternizadas, na memória e na história. 
 
Na memória de todos nós paranistas ainda surgem vivas, alegres e festivas as imagens de Saulo rompendo a área do Vitória, fintando todos os adversários que encontrava pela frente e finalizando rasteiro no canto esquerdo da meta adversária. Vivas e eternas também se encontram as cenas de Curitiba parando para receber triunfalmente os heróis daquela conquista, numa tarde de domingo, com direito a passeata em carro do Corpo de Bombeiros. 
Uma multidão se concentrava no trajeto que liga o aeroporto Afonso Pena em São José dos Pinhais, com Curitiba. 
 
Primeiro os heróis se dirigiram ao centro da cidade. Posteriormente, foram à Vila Capanema, onde caíram nos braços do povão. As comemorações se estenderam noite adentro. E foram espetaculares, com direito a muitos fogos de artifício que retumbaram por todos os rincões da capital paranaense.
Comandado por Otacílio Gonçalves (O Chapinha), o time que fechou a irretocável campanha de 30 jogos com 14 vitorias, 14 empates e apenas duas derrotas, naquela noite inesquecível no Estádio da Fonte Nova, usou os seguintes heróis: Luiz Henrique, Balu, Servilho, Gralak e Ednelson; Roberto Alves (Neguinho), Adoílson e Marquinhos Ferreira; Maurílio, Saulo e Serginho.
 
O elenco que nos conduziu ao primeiro título de campeão brasileiro contou ainda com os seguintes atletas: Celso Cajuru, Carlinhos Capixaba, Roberval, Marco Antônio, Vica, João Antônio, Ney, Paulo Miranda, Castro, Édson Alcântara, Polaco, Sandro e Márcio. 
 
A eles, o agradecimento eterno, e de coração, de toda a grande nação paranista. 
 
Fonte: Josias Lacour

Publicidade

Newsletter