O Guardians Saints surgiu no dia 08 de maio de 2011 a partir de uma iniciativa de quatro amigos para ajudar o bairro, e sua cidade, a ter uma vida mais digna e íntegra perante a sociedade: são eles Josué Kozoski, Edvaldo Custódio Garcia, Moroni Kozoski e Rogério Santos.
Considerando a crescente criminalidade e a discrepância social e econômica na região, esses amigos se organizaram e desenvolveram um projeto social que iria abranger não só a modalidade do Futebol Americano, mas outros esportes e atividades de integração social. A ideia era reforçar o projeto inicial, tendo por objetivo gerar às famílias conceitos e ideias que fortalecessem valores para a vida em comunidade, provendo outras oportunidades para os jovens se manterem longe da criminalidade e das drogas, unindo as famílias, que é a estrutura principal para uma comunidade mais justa e digna.
O primeiro esporte desenvolvido pelo projeto foi o Futebol Americano, com a presença de seis jovens, e evoluiu por algum tempo na modalidade Flag. A medida que o projeto foi difundido pela região, várias empresas – como Academias, Farmácias, Supermercados, Restaurantes e outros estabelecimentos locais dos bairros Caiuá, CIC, Itatiaia e Fazendinha – se uniram ao projeto em forma de subsídios e parcerias, provendo benefícios aos jovens e suas famílias inscritos no projeto, como, na cidade de Curitiba.
Em dezembro de 2011, o clube se tornou bem-visto pela comunidade local por sua capacidade de organizar eventos, onde promoveu o “Mega Evento Guardians Saints”, com diversos apoios locais, como de outras equipes que hoje compõem o campeonato paranaense, onde compareceram aproximadamente 700 pessoas – segundo o policiamento local – em divulgação do Esporte que seria praticado no Bairro.
Durante os primeiros dois anos de existência o Curitiba Guardians Saints participou do Torneio Offpads, e desde 2012 tem se destacado em seus jogos Full Pads. No final de 2012, o clube passou a ter uma direção diferenciada, deixando de ser presidida por um Presidente, e passou a ser dirigida por diretores. Com essa estrutura organizacional, o clube passa a ter destaque em sua capacidade de gerir ações e feitos, facilitando a sua interação e comunicação com demais interessados em apoiar o projeto Guardians Saints.
Em 2013, com o lema de “Jogar para vencer” e a busca pela evolução, o clube se Filiou a Federação Paranaense de Futebol Americano (FPFA) para disputar o Campeonato Paranaense 2013 (PR13), como equipe estreante.
Com apoio da Prefeitura de Curitiba, o projeto se alastrou e cresceu em vários bairros da cidade, como CIC, Caiuá, Itatiaia e mais recentemente em Piraquara, onde foram realizados os jogos para o Campeonato Paranaense 2013 (PR13), no Estádio Municipal Mathias Jacomel. E no mesmo local, a criação da escola Piraquara Guardians Saints F.A. para treinar categorias de base dos futuros elencos da equipe.
No final do mesmo ano, o clube passa por mais uma restruturação organizacional formada por seis diretores, separando por operações da equipe (Executivo, Financeiro, Logística, Marketing, Patrimônio e Planejamento). E altera seu nome e logo inicial para Curitiba Guardian Saints antes de ingressar no Campeonato Paranaense 2014 (PR14).
Ao término do Campeonato Paranaense 2014, novas mudanças ocorrem, incluindo renovação da comissão técnica e esquema tático da equipe para a temporada 2015. Trabalho que iniciou outro estilo de ataque e defesa, e gerou uma pausa em competições no segundo semestre do mesmo ano a fim de criar uma boa fundação dos novos conceitos, com cronograma preenchido por amistosos.
A temporada 2015 foi o primeiro ano efetivo do novo esquema tático, sendo aperfeiçoado durante o Campeonato Paranaense 2015 (primeiro semestre) e a Copa Sul (segundo semestre). Foi Semifinalista da Copa Sul em 2015 e 2019 e Vice-campeão Brasileirão D2 2022.
Em 2023, o Curitiba Guardian Saints, firmou parceria com o Paraná Clube passando a usar o nome Paraná Clube Guardian Saints.
A parceria tinha como objetivo expandir o alcance de ambas as equipes permitindo que as duas marcas chegassem a diferentes públicos no Paraná.
Com essa novidade, tanto o escudo quanto o uniforme da equipe foram alterados, visando adotar elementos da marca Paraná Clube.
O PRC Guardian Saints participa atualmente da Superliga D3 e do Campeonato Paranaense de Futebol Americano.
Além disso, promove seletivas abertas para novos atletas, inclusive para iniciantes, com apoio técnico e físico dos treinadores, tanto para jovens e adultos quanto para categoria Sub20.
Em 2025, houve nova estruturação no time e adequações no estatuto, com a definição dos cargos da Diretoria Executiva.
- Presidente: Cleyton Dall’Agnol da Cruz
- Vice-Presidente: Maikom Pereira
- Primeiro Secretário: Daniel Magalhães
- Segundo Secretário (suplente): Alex Lemos
- Primeiro Tesoureiro: Matheus Tomiazzi
- Segundo Tesoureiro (suplente): Paulo Machado
- Diretora de Marketing e Comunicação: Janaina Rubia e Silva
Hoje conta com o patrocínio da empresa “La Casa di Pão” e com alguns apoiadores simpatizantes do time, que fornecem descontos ou condições especiais aos atletas, como:
Parceiros
- Academia PhD Sports
- Levida Pilates e Fisioterapia
- Daiane Kazial Fisioterapeuta
- Alasca Acessórios de Proteção Esportiva
- Loja Sport América
- Mouthex BR
- Profile Saúde e Estética
- Mazzari Odontologia
- Cia da Meia
- LF Tour